06 de Maio de 2020, 10h:12 - A | A

Repórter MT / GRUPO DE RISCO

Secretário de Saúde já fez 4 testes de Covid-19 e diz que precisa se proteger mais

ANDREIA FONTES
DA REDAÇÃO



Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, 59 anos, revelou na manhã de hoje que já fez quatro testes da Covid-19 e todos deram negativos. Integrante do grupo de risco, por ter comorbidades - ele é diabético e portador da doença de Crohn (doença inflamatória séria do trato gastrointestinal) – o secretário sempre ressaltou que sua vontade era ficar em casa, em isolamento social, mas sua função não permite. Hoje, no entanto, afirmou que com a flexibilização das medidas restritivas vai ter que se proteger “um pouco mais”. “Deverei, a partir de agora, melhorar um pouco mais. Com essa flexibilização, vou ter que me proteger um pouco mais porque faço parte do grupo de risco. Estamos definindo com nossa equipe qual a metodologia para estar menos vulnerável”.

Ao iniciar a live desta quarta-feira (06), o secretário informou que ficaria de máscara porque havia mais pessoas na sala e a medida era para não colocá-las em risco.

Desde o início da pandemia, o secretário enfatiza que tem visitado muitas unidades de saúde, viajado para o interior. Sempre apontou que o isolamento social é a principal medida para evitar a disseminação e contaminação pelo coronavírus e, se pudesse, estaria em isolamento.

De toda forma, destaca que sempre adotou as medidas não farmacológicas, como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento das pessoas.

Em casa, o secretário relatou que também é mantido um autíssimo controle junto à família, que os filhos estão em isolamento e os que trabalham, por decisão das empresas, estão em home office.

Hoje, cerca de 600 servidores da secretaria de Estado de Saúde estão em home office por fazerem parte do grupo de risco. Com a decisão do governo de retomar os trabalhos presenciais a partir do próximo dia 11, o secretário enfatiza que na saúde não permitirá nenhum profissional do grupo de risco fora de home office.

Na segunda-feira, o secretário apontou que 72 servidores da área da saúde, pública e privada, em todo o Estado, já tinham sido contaminados pela Covid-19.  

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER