10 de Setembro de 2020, 14h:04 - A | A

Lives / VEJA PROIBIÇÕES

Campanhas de 2020 têm memes e disparos por WhatsApp liberados, mas cadeia por fake news

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



  Em entrevista ao Conexão Poder, o juiz da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lídio Modesto destaca que apesar das penalidades severas, quando à propagação de fake news, que podem levar à cadeia, entre outras medidas, fica garantido no processo eleitoral o humor característico do brasileiro que pode continuar a propagar memes.

“Tinha panfletos apócrifos e hoje tem os memes. Hoje o TSE já decidiu que a satirização, que o humorismo na propaganda eleitoral é bem-vindo e  o brasileiro tende a ser bem humorado. É engraçado que o brasileiro sofre, mas sofre sorrindo. Então brasileiro gosta desse tipo de brincadeira. A  parte maléfica dessa parte eleitoral,  ela é feita por quem está mais engajado no processo que quer desconstruir alguém, ao invés de construir a imagem daquele que ganhe”, comentou.

O juiz do TRE também ressaltou que a criatividade está liberada no que diz respeito às mensagens de WhatsApp disparadas em massa. Na entrevista, ele responde que está liberado o uso da imagem, por exemplo, de uma mulher no início da mensagem, que na verdade tem o conteúdo político.

Os disparos em massa e o impulsionamento de divulgações podem sim ser feitos pelo candidato ou pelo partido desde que a contratação desse serviço, assim como valor e abrangência, sejam informados à Justiça Eleitoral. Já o eleitor não pode fazer esse tipo de impulsionamento.

Veja o vídeo: 

 

 

 

 

 

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER