10 de Junho de 2022, 09h:55 - A | A

Poderes / "SEM DIFERENÇA NA BOMBA"

Russi: Não adianta zerar o ICMS e a Petrobras continuar atrás de lucros

Congresso Nacional vota nos próximos dias projeto de lei que limita o imposto sobre o preço dos combustíveis.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O deputado estadual Max Russi (PSB) afirmou, na quarta-feira (08), que limitar o ICMS dos combustíveis a 17%, como propõe projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, pode não resolver o problema se a Petrobras continuar visando os lucros. 

“Se eles continuarem aumentando, nada vai adiantar”.

Tramita no Congresso, Projeto de Lei Complementar que visa limitar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS) do combustível em 17%, e, no diesel e gás, zerar o imposto para posterior compensação do Governo Federal.Em entrevista, o deputado detonou a Petrobras pelos sucessivos aumentos e destacou que ela não precisa ter todo esse lucro, que vem sendo apresentado nos últimos anos.

"Existe uma defasagem que a Petrobras fala, que é cerca de 0,77 centavos. Então não adianta nós tirarmos do imposto e a Petrobras vim com essa reposição aí, que não vai virar em nada. A Petrobras não precisa de todo esse lucro”, declarou Russi.

O ICMS é um tributo estadual e compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país, incluindo os combustíveis, e é responsável pela maior parcela de tributos arrecadada pelos estados.A proposta que limita a cobrança do imposto já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora está em análise no Senado.

Reuniões com governadores

O governador Mauro Mendes (União Brasil) esteve em Brasília na quarta-feira (8) e se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-RO), para falar sobre o projeto de lei complementar.Durante a reunião, Mauro elogiou que a discussão exista e esteja em foco no Senado, mas cobrou que a Petrobras dê garantias para que o preço na bomba abaixe para o consumidor.

"Essa redução vai virar margem da Petrobras, aumentar o lucro da Petrobras, o lucro das distribuidoras, e não vai chegar na bomba", argumentou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER