16 de Março de 2022, 16h:50 - A | A

Nacional / COVID EM QUEDA

Bolsonaro quer decretar fim da pandemia até o final do mês

Governo avalia fim do estado de emergência em saúde pública, mas não classifica estágio da doença

AGÊNCIA O GLOBO



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deverá decretar "até o final desse mês" a a transformação da pandemia de Covid-19 em uma endemia. Entretanto, essa classificação só pode ser feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O nosso ministro da Saúde, o Queiroga, tem se comportado muito bem nessa questão. Ele já sinalizou há poucos dias que seria uma portaria dele, como definido em lei, (para) nós aqui sairmos da pandemia e entrarmos na endemia. Isso deve acontecer até o final desse mês. É isso que está sendo previsto pelo Ministério da Saúde", afirmou Bolsonaro, em entrevista à TV Ponta Negra.
Uma pandemia ocorre quando uma doença se alastra pelo mundo de forma intensa. Já a endemia é caracterizada por uma estabilidade no número de casos e mortes.

Como o GLOBO mostrou, o que está sendo discutido dentro do governo é o fim do estado de emergência em saúde pública, instituído no Brasil em 2020 por conta da Covid-19. A vigência da chamada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) não está vinculada à classificação de pandemia ou endemia.
Na entrevista, gravada na terça-feira e exibida nesta quarta, Bolsonaro afirmou que "não se justifica mais todos esses cuidados" em relação à Covid-19.

"Não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus. Todo mundo vê que praticamente acabou isso daí. Você vê no próprio carnaval, nas praias, que o povo abandonou praticamente máscaras e outros cuidados. Porque praticamente chegou ao fim".

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER