22 de Agosto de 2021, 09h:30 - A | A

Nacional / XADREZ E MULTA

Câmara aprova prisão para quem tatuar ou colocar piercings em pets

A proposta se limita a proteger apenas cães e gatos de procedimentos estéticos que comprometem o bem-estar do animal

METRÓPOLES




Com 397 votos a favor e duas abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (20/8), o projeto do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos com fins estéticos. As informações são da Agência Câmara.

O texto substitutivo do relator, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), determina uma pena de três meses a um ano para quem praticar esse ato contra animais, além de multa.

Para virar lei, a matéria ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

A proposta não abrange procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio, como bois, cavalos e porcos, por exemplo.

Paulo Bengtson, que é médico veterinário, destacou a importância da defesa do bem-estar animal.

“Além de provocar dor, as tatuagens expõem cães e gatos a diversas complicações, desde o risco inerente aos procedimentos de sedação, reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até necrose da pele. Os piercings, além da dor e do risco de infecção, aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes”, disse.
Críticas veganas

A proposta sofreu críticas do deputado Célio Studart (PV-CE), que a considerou pouco abrangente.

O parlamentar, que é vegano, criticou a limitação da proibição a cães e gatos e queria estender o alcance da proposta a todos os animais.

“Como vegano que defende todos os animais, sou contra separarmos os cães e gatos. Todos sentem dor e a picada da agulha da tatuagem, para a vaidade e o ridículo do ser humano que quer ver o animal enfeitado com dizeres e imagens que não representam nada”, explicou. Célio Studart lembrou que tatuadores costumam treinar seu ofício em porcos.

 

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER