28 de Março de 2022, 14h:51 - A | A

Nacional / VEJA O VÍDEO

Com discurso eleitoral, Eduardo Leite renuncia ao governo do RS: "É sobre o Brasil"

Sem falar diretamente em planos futuros, disse que estava deixando o governo para respeitar a legislação eleitoral e "se sente preparado para ser presidente".

LUCAS BORGES TEIXEIRA
UOL



O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou a renúncia ao cargo na tarde de hoje (28). Em tom eleitoral, ele confirmou que não deixaria o PSDB e, sem falar diretamente em planos futuros, disse que estava deixando o governo para respeitar a legislação eleitoral e "se sente preparado para ser presidente".

O anúncio, feito em vídeo transmitido em coletiva no Palácio Piratini, já era esperado por tucanos e pessoas próximas. Em seu discurso, ele destacou que, apesar das prévias tucanas terem escolhido o governador paulista João Doria como pré-candidato, há "novos atores" no jogo, referindo-se à possível aliança com MDB e União Brasil. O vice, Ranolfo Vieira Júnior.

"Eu me sinto preparado, me sinto em condições, tenho vontade, tenho disposição de ser, sim, presidente. Mas ninguém é candidato pela mera vontade pessoal. Uma candidatura à presidência é um projeto que tem de ser construindo coletivamente e eu estarei me apresentando, se entenderem que nesta função eu deva colaborar"

Derrotado pelo governador paulista João Doria (PSDB) nas prévias do partido, em novembro, Leite tem sido estimulado por membros do partido a seguir como pré-candidato e chegou a ser sondado por outras siglas.

Segundo as regras da Justiça Eleitoral, qualquer comandante do Executivo deve entregar o cargo para se candidatar a outro cargo até o sábado (2).

Pré-candidato tucano ao Planalto, Doria deverá repassar o cargo a Rodrigo Garcia (PSDB), que tentará reeleição em outubro.

Leia mais em UOL

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER