29 de Maio de 2022, 10h:00 - A | A

Nacional / ELETROBRAS

Conta de luz pode não cair com privatização

Ao se tornar privada, a companhia passará a perseguir o lucro de forma mais prioritária, o que pode levar a tarifas mais elevadas.

JOÃO JOSÉ OLIVEIRA
UOL



A privatização da Eletrobras vai gerar mais investimentos no setor elétrico do país, acelerar o crescimento da oferta de energia para famílias e empresas, reduzindo o risco de apagões nos próximos anos, dizem profissionais desse mercado. Mas especialistas não têm certeza se esse movimento vai garantir redução na conta de luz dos brasileiros.

Deixando de ser estatal, a Eletrobras ganha maior liberdade para investir e atrair sócios e investidores porque não vai depender do orçamento do governo, cada vez mais apertado ao longo dos anos, afirmam profissionais do setor ouvidos pelo UOL. Mas ao se tornar privada, a companhia passará a perseguir o lucro de forma mais prioritária, o que pode levar a tarifas mais elevadas.

"Privatizada, a Eletrobras vai dar uma enxugada e vai buscar dar lucro e, por isso, terá mais apetite para fazer investimentos. Isso representa dinheiro entrando no setor, atraindo capital novo, incluindo capital estrangeiro". Rodrigo Ferreira, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Leia mais em UOL

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER