16 de Agosto de 2021, 09h:33 - A | A

Nacional / CHAPA QUENTE

Doria: Queiroga foi contaminado pelo “Bolsonarovírus”

Governador de SP, João Doria, voltou a criticar ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por doses da Pfizer entregues a menos ao estado

METRÓPOLES




O governador João Doria (PSDB) voltou a criticar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por entregar doses a menos da Pfizer apenas ao estado de São Paulo.

“Quero lamentar a posição do ministro Marcelo Queiroga. Infelizmente ele foi contaminado com o Bolsonarovírus, perdeu a razão, perdeu o sentido, perdeu aquilo que ele aprendeu e pelo qual fez um juramento: defender a vida. Lamentavelmente, hoje, ele defende o Bolsonarismo, que nega a vida”, falou Doria.

O tucano lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se o governo federal tem ou não que enviar 228 mil doses da Pfizer ao estado. O governo de SP alega ter recebido a menos.

A ação foi protocolada na última sexta-feira (13/8), e tem como relator o ministro Ricardo Lewandowski.


Nova metodologia de vacinas

O secretário de saúde, Jean Gorintcheyn, disse que o estado de São Paulo precisa de planejamento como qualquer outro ente, e que o Ministério da Saúde mudou a metodologia de entregas de doses de forma abrupta.

Gorintcheyn explicou que só recebeu a nova metodologia de forma detalhada na última quinta (12/8), mais de uma semana após o envio reduzido de vacinas da Pfizer.

A nova metodologia leva em consideração o número de doses já aplicadas por cada estado, para que aqueles que aplicaram menos, recebam mais a partir de agora.

A metodologia anterior levava em conta a população de cada estado, e como São Paulo é o maior do país em termos demográficos, sempre uma porcentagem maior, cerca de 22% do quantitativo do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“São Paulo precisa de no mínimo 40 dias para que possamos distribuir vacina pros 640 municípios do estado. O nosso Programa de Vacinação ganhou essa celeridade pelo respeito que temos à vida”, disse o secretário.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER