02 de Março de 2022, 16h:06 - A | A

Nacional / ASSISTA

Ministra descarta pânico e diz que Brasil tem fertilizantes até outubro

A situação no Leste Europeu é “preocupante” e está sendo “acompanhada com cautela” pelo MAPA principalmente pelo fato de o país ter “forte dependência de importação” de alguns fertilizantes.

GUSTAVO URIBE E VINICIUS TADEU
CNN BRASIL



Apesar de o Brasil não estar envolvido diretamente no conflito, a guerra na Ucrânia traz preocupações econômicas ao país, principalmente na questão dos fertilizantes. Países do Leste Europeu são as principais fontes de importação dos produtos usados na agricultura brasileira.

No entanto, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (03), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu que o Brasil tem “estoque de passagem para chegar até a próxima safra, em outubro”.

A ministra pontuou que a situação no Leste Europeu é “preocupante” e está sendo “acompanhada com cautela” pelo Ministério da Agricultura principalmente pelo fato de o país ter “forte dependência de importação” de alguns fertilizantes. De acordo com ela, o maior gargalo do país é o potássio, com mais de 90% do consumo nacional importado.
“Esse é o produto que temos mais preocupação, e por isso já estávamos articulando com outros países produtores de potássio, como o Canadá, que é o maior produtor. Eles estão reativando minas porque outros países, inclusive o Brasil, vai precisar cada vez mais desse fornecimento do Canadá”, disse a ministra. Leia mais em CNN Brasil

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER