30 de Maio de 2022, 09h:44 - A | A

Nacional / NOVA AMEAÇA

OMS pede distribuição igualitária de vacinas contra a varíola

Estoques de emergência podem ser necessários para surtos incomuns de varíola em todo o mundo, como na varíola dos macacos.

PODER 360



A OMS (Organização Mundial de Saúde) pediu aos países que guardaram doses de vacinas e tratamentos contra a varíola para se envolverem na negociação por uma distribuição “igualitária e justa” das doses onde há maior necessidade.

O pedido se dá durante o surto da varíola dos macacos, doença diferente, mas com tratamento semelhante. Países construíram seus próprios suprimentos de emergência de vacinas contra a varíola para possíveis futuros surtos.

A varíola, um vírus da mesma família da varíola dos macacos, mas mais mortal, foi erradicada desde 1978. Alguns laboratórios guardam o vírus por razões científicas.

O 1º caso do surto da varíola dos macacos deste ano foi confirmado em 12 de maio no Reino Unido. Em duas semanas, o mundo já ultrapassou 400 infectados. A OMS havia afirmado em 21 de maio que esperava o aumento do número conforme a expansão da vigilância em países onde o vírus não costuma ser encontrado –devido ao alerta por causa do surto atual.

Leia mais em Poder 360

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER