29 de Setembro de 2021, 11h:20 - A | A

Nacional / NOTÍCIA-CRIME

PGR abre apuração sobre suposta ameaça de Braga Netto às eleições

Aras afirma ter instaurado apuração preliminar sobre suposto recado do ministro da Defesa a Arthur Lira para aprovar PEC do voto impresso

PODER 360




O procurador-geral da República Augusto Aras informou o STF (Supremo Tribunal Federal) que foi instaurada uma apuração preliminar dentro da PGR (Procuradoria Geral da República) para averiguar a suposta ameaça do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, às eleições de 2022. O episódio foi relatado pelo jornal O Estado de São Paulo em julho.

Segundo o jornal, Braga Netto teria enviado um recado por meio de interlocutores ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que as eleições do ano que vem poderiam ser canceladas caso não fosse aprovada a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estabelecia o chamado “voto impresso”. Tanto Lira quanto Braga Netto negam o episódio.

O ministro da Defesa classificou a reportagem como “desinformação”. No entanto, disse acreditar que “todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade” no processo eleitoral e afirmou que a discussão sobre o voto impresso auditável é “legítima”.

A manifestação de Aras foi enviada em uma das 4 notícias-crime apresentadas ao STF sobre a suposta ameaça.

Segundo o procurador-geral, já tramita dentro da PGR uma notícia de fato destinada à apuração preliminar dos fatos. Por isso, pediu à Corte que arquivasse as notícias-crime contra Braga Netto.

“Eventual surgimento de indícios razoáveis de possível infração político-administrativa cometida pelo noticiado [Braga Netto] ensejará, pois, a adoção das providências necessárias à sua apuração”, disse Aras.

A apuração preliminar é um procedimento inicial que visa averiguar se há indícios que justifiquem a abertura de um inquérito formal. Em caso positivo, Aras enviaria então um pedido ao STF para abrir uma investigação sobre o caso. Em caso negativo, a apuração é arquivada.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER