12 de Novembro de 2022, 11h:33 - A | A

Poderes / PETIÇÃO NO STF

Advogado de MT cita relatório das Forças Armadas e pede anulação da eleição de Lula

Pedido foi distribuído nesta quinta-feira (10) ao ministro Edson Fachin

THAIZA ASSUNÇÃO
DO CONEXÃO PODER



O advogado Lucas Felipe do Nascimento Moura, morador da cidade de Sorriso ( a 415 km de Cuiabá), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF),  anulação da eleição presidente, que terminou com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (10) e distribuído ao ministro Edson Fachin.

O advogado embasa seu pedido, entre outros pontos, no relatório do Ministério da Defesa, afirmando que o documento das Forças Armadas “não excluiu a possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas”.

 

 No pedido o advogado também fez críticas à atuação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de ter negado dados das urnas ao Ministério da Defesa.  

 

 "Considerando a atuação do Min. Alexandre de Moraes frente à Presidência do TSE nestas eleições de 2022, negando dados e acessos das urnas, que ceifou o direito de fiscalizar do Ministério da Defesa, violando de maneira inderrogável o Código Eleitoral, temos por certo que passível de anulação as presentes eleições, por colocar em xeque a segurança nacional e todo ordenamento jurídico brasileiro", diz trecho do pedido.

 

 “A negativa quando há indícios de anomalias nas urnas eletrônicas para vistoria das informações e elaboração de parecer técnico sobre os códigos-fonte, a fim única e exclusivamente de assegurar a lisura do processo eleitoral, nos parece, nos termos do Art. 237 do Código Eleitoral, abuso de autoridade do r. Min. Presidente do TSE”, diz outro trecho do documento. 

O advogado requereu, ainda, a suspensão do processo de transição de governo até que o TSE disponibilize ao Ministério da Defesa informações para “efetiva apuração de existência ou inexistência de fraude eleitoral”.

Por fim, pediu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto abuso de poder do presidente do TSE.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER