Sábado, 05 de Julho de 2025

06 de Agosto de 2023, 09h:09 - A | A

Poderes / EFEITO CENSO

Analista: Aumentar vereadores é só mais um gasto; a Câmara Municipal hoje é irrelevante

IBGE registrou aumento populacional e Constituição Federal autoriza novas vagas.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



Por conta do crescimento populacional registrado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cuiabá poderá ter 27 vereadores a partir das próximas eleições. Contudo, o jornalista e analista político Onofre Ribeiro criticou o papel que vem sendo desempenhado pelo Legislativo Municipal, qual ele define como "irrelevante".

"Hoje o papel das Câmaras de Vereadores é um papel absolutamente irrelevante. As câmaras não discutem temas, temas de grande importância. Exemplo, o lixo de Cuiabá. É um problemão. A Câmara não discute", detonou.

De acordo com o IBGE, a população em Cuiabá é de 650.912 mil habitantes. Para que o aumento de 27 vereadores ocorra, a Mesa Diretora, independente de determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode propor e o plenário aprovar uma emenda à Lei Orgânica do Município.

Conforme o analista, a legislação é clara e não tem o que se discutir. Entretanto, o aumento eminente de parlamentares serão apenas um gasto maior para a população. Porque, no quesito representatividade, vai ser 'mais do mesmo'.

"Nós temos hoje a estar se discutindo, no mundo, não é só no Brasil, que a representatividade do voto não significa mais muita coisa, e que esse sistema Legislativo-Executivo-Judiciário não funciona mais no mundo das tecnologias e da inteligência artificial que vai chegando, e que vai matar quase tudo quanto é atividade pública", disse.

"Então, nós estamos falando aí de ter mais gente que não tem força nenhuma. Mais gasto e mais do mesmo. Na prática não vira nada. Não vira nada", finalizou.

Saiba mais

Atualmente, o número de vereadores em Cuiabá é maior que a quantia de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. No Legislativo estadual, são 24 parlamentares. Pelos critérios da Constituição Federal, nos estados com até 12 deputados federais, a Constituição estabelece que o número de deputados estaduais deve ser o triplo da representação na Câmara dos Deputados. Atualmente, Mato Grosso é representado por oito deputados em Brasília.

Em 2011, a Câmara Municipal de Cuiabá contava com 19 vereadores. Naquele ano, em cumprimento à Constituição Federal, foi aprovada a criação de seis novas vagas que foram preenchidas na eleição de 2012.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076