20 de Fevereiro de 2024, 07h:00 - A | A

Poderes / ELEIÇÕES 2024

Analista político aponta disputa acirrada e não enxerga favorito na corrida pela Prefeitura de Cuiab

Onofre Ribeiro vê disputa equilibrada entre os possíveis candidatos Botelho, Abilio e Lúdio.

APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O analista político Onofre Ribeiro vê a decisão do União Brasil, em lançar como pré-candidato o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União), como a largada para a disputa pela Prefeitura da Capital. Em conversa com o RepórterMT, Onofre disse ainda que não acredita em favoritismo.

Segundo ele, a disputa entre os possíveis candidatos está equilibrada. Além de Botelho, outros possíveis candidatos são o deputado federal Abilio Junio (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). 

 

Os três vão para a eleição equilibrados, não tem ninguém muito na frente do outro

Os três vão para a eleição equilibrados, não tem ninguém muito na frente do outro. Eles estão bem equilibrados. Isso indica uma grande disputa, que há muito tempo já não se via na eleição de Cuiabá”, disse.

 

 

O Botelho representa o universo da política tradicional de Cuiabá e de Várzea Grande. O Abilio representa aquela carga de votos que teve na última eleição de prefeito, ele não abandonou. E o desgaste do atual prefeito favorece muito ele, porque as pessoas perguntam por que que eu não votei no Abílio. O terceiro é o Lúdio Cabral que vem com um grande apoio do governo federal, via PSD e Ministério da Agricultura, do ministro Fávaro”, analisa.

 

 Escolha do União

 

 No último dia 15, o governador Mauro Mendes anunicou Botelho como candidato do União. O deputado brigava pela vaga com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Na visão de Onofre, a decisão deve ter sido construída com base em acordos visando a eleição de 2026.

Em política não tem isso. São acordos. Perde agora e ganha na frente. Na política ninguém perde, só quem perde a eleição”, pontuou.

Por fim, Onofre antevê uma grande transformação no cenário político de Mato Grosso. Influenciado principalmente pela participação do agronegócio na política.  A expectativa do especialista é que o pleito de 2024 seja um ponto de virada nos polos de poder do estado.

A eleição municipal desse ano vai nos dizer que vai ter uma profunda renovação da política aqui em Mato Grosso. Não se esqueça que nos últimos oito anos o agronegócio acumulou uma quantidade muito grande de capital, as safras foram excelentes, os preços foram excelentes, gerou muita riqueza. Essa riqueza tem uma tendência de buscar espaço na política ou diretamente ou apoiando pessoas dos municípios. Então vai ter uma renovação nos municípios, vai ter uma renovação que vai estourar em 2026”, projetou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER