30 de Maio de 2023, 10h:11 - A | A

Poderes / DITADOR EM BRASÍLIA

Analista: Reaproximação de Lula com Maduro é um retrocesso que custará caro ao Brasil

Onofre Ribeiro diz que PT prioriza ideologia em relações comerciais e diplomáticas

RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER



O jornalista e analista político Onofre Ribeiro avalia que a reaproximação do governo brasileiro com a Venezuela "mais prejudica do que favorece o país". Ao mesmo tempo, afasta uma melhor relação comercial com países de primeiro mundo, que são avessos ao regime venezuelano, impedindo avanços na economia.

Em entrevista ao RepórterMT, o jornalista diz que se trata de um "retrocesso institucional" que custa caro à imagem do Brasil.

"O Lula está repetindo a política diplomática de 2003 a 2016, período em que o PT governou o país, até Dilma Rousseff sofrer impeachment. Lula abriu mão de relacionamento diplomático com os principais países do mundo e isolou o Brasil. Também naquela época, viajava muito e só causava auê com viagens improdutivas. Ali, já criou uma linha de relacionamento amigável com países alinhados ao Foro de São Paulo como Argentina, Bolívia, Equador Venezuela e Cuba. Essa aproximação com Maduro é péssima e afasta uma melhor relação com países que, de fato, interessam ao Brasil como Estados Unidos, Canadá e da Europa", afirma.

  

Onofre Ribeiro também destaca que Nicolás Maduro é conhecido mundialmente como "um ditador sanguinário", que não respeita valores universais como a liberdade de expressão e pensamento e uma Justiça célere e imparcial.

 

 "Essa aproximação com Maduro é péssima. Ele é visto como um ditador sanguinário que não respeita valores democráticos e viola sistematicamente direitos humanos. E o mais absurdo é que o país recebe e refinancia a dívida da Venezuela que já estava vencida. Na prática, significa que o país está dando uma sinalização mundial de compadrio socialista. Isso é péssimo porque um ditador como Maduro não é suportado pelo mundo. As grandes potencias olham com restrição. A diplomacia de Lula e do PT é muito restritiva. Nada acrescenta ao Brasil, apenas do ponto de vista ideológico do PT. E essa ideologia não chega no prato de ninguém", reforçou.

 

 Ditador no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (29) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto.

Maduro desembarcou em Brasília na noite de domingo (28), acompanhado da esposa Cilia Flores, para participar, nesta terça-feira (30), do encontro de presidentes de países da América do Sul. Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “a calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER