KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
Para definir quem será o candidato a disputar o cargo de governador de Mato Grosso em 2026, o Partido Liberal (PL) se baseará em pesquisas e não pela indicação dos coligados. E quem explica a decisão é o presidente estadual do PL, Ananias Filho.
“Será o que o povo de Mato Grosso desejar. [Isso vai ser feito por meio de] pesquisa, não tem outro tipo de fazer. Vai ser como nós fizemos em várias cidades. Nós descobrimos vários candidatos em várias cidades. Tudo em pesquisa”, destacou.
O pronunciamento foi feito durante um evento do PL estadual na última semana, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos da Capital e do interior do Estado para projetar as eleições de 2026.
Segundo Ananias, esse critério está relacionado aos resultados das eleições municipais deste ano, que apontaram positivamente para a vitória de candidatos do PL.
“Nós fomos o partido que mais gastou com pesquisa no estado de Mato Grosso e isso eu falo sem sombra de dúvidas. Todas as candidaturas nossas em todo o Estado teve pesquisa sendo pontuada”, acrescentou.
Apesar da fala do liberal, na prática o que se viu foram pesquisas errarando quase todos os resultados das principais cidades de Mato Grosso.
Entre os nomes cotados pelo PL para o cargo de governador estão o senador Wellington Fagundes e o empresário Odílio Balbinotti, que não é coligado à sigla, mas tem se aproximado do partido nas últimas semanas.
“Tanto o Wellington quanto o Balbinotti estão preparados para discutir dentro do partido”, finalizou Ananias.