APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O jornalista Antero Paes de Barros foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 5 mil por ofensas ao deputado federal e pré-candidato à prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) e sua esposa Samantha Iris. A decisão é desta quinta-feira (06).
Antero disse em seu programa na Rádio Cultura de Cuiabá, em 12 de abril deste ano, que a esposa do deputado, que é pré-candidata a vereadora na Capital, não tem outra contribuição para a sociedade cuiabana a não ser “dormir com o Abilio”. A fala machista teve ampla repercussão, o que levou o apresentador a pedir desculpas dias depois. O radialista ainda classificou Abilio como “desqualificado”.
A sentença, proferida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Jamilson Haddad, aponta que o radialista cometeu propaganda antecipada negativa. O magistrado disse que as falas de Antero são “difamatórias” e ultrapassam o direito de liberdade de expressão e de imprensa.
O juiz ainda apontou que as falas de Antero sobre Samantha Iris estimulam a discriminação contra as mulheres, o que, conforme a decisão, não pode ser tolerado.
"Verificou-se, de igual modo, o intuito de desqualificação da pré-candidata pelo Representado, na medida que o mesmo proferiu afirmação depreciativa à sua condição de mulher, descambando para uma verdadeira ofensa pessoal e estimulando sua discriminação em razão do sexo feminino, o que, também, não pode ser tolerado", afirma o juiz.
A assessoria jurídica do PL disse que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para cobrar o aumento da multa, pois considera o valor irrisório.