APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A manifestação organizada por apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), em Cuiabá, deve ser a maior já realizada até agora na data de 7 de setembro. Segundo os organizadores, a expectativa de público é de 15 mil pessoas, mas eles acreditam que pode chegar a 45 mil.
Para Adavilson Azevedo, um dos organizadores do movimento, também é esperada a participação de candidatos da direita e que buscam conquistar o apoio do eleitor de Jair Bolsonaro no Estado, como Mauro Mendes (União Brasil) e Wellington Fagundes (PL).
Conforme a organização do ato, diferente do que foi visto no ano passado, a maior parte dos manifestantes deve ficar em Mato Grosso, principalmente em função da campanha eleitoral que obrigará as lideranças políticas da direita a ficarem junto às bases.
“Vai ser um contraponto à última pesquisa eleitoral que mostrou Lula na frente de Bolsonaro em Cuiabá”, explicou Adavilson.
Até o momento já foram confirmadas 15 caravanas vindas de várias regiões do estado. Além disso, o movimento conta com o apoio dos caminhoneiros, dos motoclubes, colecionadores de carros antigos e dos profissionais da enfermagem, cujo piso salarial foi sancionado por Bolsonaro, mas suspenso na sequência pelo Supremo Tribunal Federal.
De acordo com Adavilson, representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) devem discursar em um trio elétrico em defesa da categoria. Segundo os organizadores, a estrutura foi custeada por uma vaquinha realizada por caminhoneiros.
O encontro dos manifestantes deverá ocorrer às 13h na Praça das Bandeiras. Em seguida, às 15h, tem início uma carreata que passará pelas Avenidas do CPA e Avenida Miguel Sutil, indo até a Arena Pantanal, onde o ato será encerrado.
O horário foi escolhido para evitar conflito com os tradicionais desfiles cívicos realizados em todo o Estado.