Sábado, 12 de Julho de 2025

20 de Agosto de 2024, 08h:07 - A | A

Poderes / POR 20 ANOS

Após empréstimo e concessão do Dutrinha, Emanuel Pinheiro quer privatizar o Aquário Municipal

Obras no prédio sequer foram concluídas e nem foram definidas as espécies de peixes que poderão ser expostas no local.

APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) enviou um projeto de lei para a Câmara de Cuiabá para que ele possa privatizar o Aquário Municipal. A ideia é repassar a administração do espaço para um ente privado. É o terceiro movimento consecutivo da administração municipal visando aumentar o dinheiro disponível nos cofres da Prefeitura.

Em 16 de julho, os vereadores autorizaram o prefeito a contrair empréstimo de R$ 139 milhões com o Banco do Brasil. O dinheiro seria usado em obras públicas e na recuperação do asfalto da Capital. O processo foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por entender que as justificativas apresentadas pela Prefeitura não eram suficientes para autorizar a transação.

Além disso, no dia 22 de julho, foi sancionada a Lei Complementar Municipal 7117/2024 que autoriza a concessão, isto é, o repasse para um ente privado, do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. A expectativa do Executivo municipal é conseguir pelo menos R$ 4,8 milhões.

 

 Localizado no bairro do Porto, o Aquário Municipal de Cuiabá – Justino Malheiros tem uma área total de mais de 4,4 mil metros quadrados. A concessão para a iniciativa privada prevê a exploração de atividades culturais, turísticas e comerciais.

 

 O prédio está em fase de acabamento e está passando pelos retoques finais no sistema hidráulico e sanitário. O cronograma prevê que o próximo passo seja a execução de estudos para determinar quais espécies poderão ser expostas no local. A ideia é usar espécies das regiões do Araguaia, Pantanal, Amazônia, Serras e Chapada dos Guimarães.

Conforme o projeto encaminhado por Emanuel ao Legislativo municipal, isso permitirá a redução das despesas para a Prefeitura, vai assegurar que o espaço seja conservado e passe por melhorias sem trazer novos custos aos cofres municipais, vai fomentar o desenvolvimento social, cultural e educacional da comunidade e gerar empregos. Além disso, conforme Emanuel, vai haver aumento na arrecadação de impostos e permitirá a conservação do patrimônio histórico da cidade.

A concessão, se aprovada pela Câmara, será pelo prazo de 20 anos a partir da assinatura do contrato com possibilidade de prorrogação por mais 20 anos.

O prédio foi tombado pelo Governo do Estado em 1983 e abriga desde 2022 a Secretaria de Turismo de Cuiabá.

Quem assumir a gestão do empreendimento poderá explorar os serviços de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Também está prevista a imposição de que os responsáveis pelo espaço ofereçam atividades na área do esporte.

O mandato do prefeito Emuel Pinheiro termina no dia 31 de dezembro de 2024.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076