Uma pesquisa do Instituto Ipec, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo, aponta queda no índice de avaliação positiva da gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A gestão do presidente é aprovada por 37% dos entrevistados, enquanto 28% avaliam o governo como ruim ou péssimo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados consideram o governo Lula ruim ou péssimo. Outros 32% avaliam os cinco primeiros meses de Lula no Alvorada como regular; 3% não sabem ou não quiseram responder.
O índice de "ótimo" ou "bom" do atual governo oscilou dois pontos percentuais para baixo, comparado ao mesmo levantamento do Ipec, realizado em 11 de abril, quando a aprovação era de 39%. "Ruim" ou "péssimo" oscilou para cima, passando de 26% para 28%.
O Ipec entrevistou 2 mil brasileiros entre 1º e 5 de julho em 127 cidades diferentes, durante visita do ditador venezuelano ao Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível da confiança é de 95%.
A pesquisa Ipec mostra, ainda, que 53% aprovam a maneira como Lula está governando, enquanto 40% disseram desaprovar. Em março, 57% diziam aprovar o jeito que o atual chefe do Executivo administra o país.
O Ipec foi contratado pelo jornal “O Globo” com intervalo de confiança de 95% e entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 1° e 5 de junho.