RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
A proximidade do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) com o presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) já incomoda a cúpula do MDB, que discute internamente a construção de um nome independente para a disputa a prefeito de Cuiabá, nas eleições de 2024.
De acordo com a vice-presidente do diretório estadual do MDB, deputada estadual Janaina Riva, o partido trabalha candidaturas próprias nos maiores colégios eleitorais de Mato Grosso para manter a representatividade e rechaça qualquer coligação com o Partido dos Trabalhadores. Janaina não vê, neste momento, nenhum compromisso de Emanuel em aderir ao projeto do MDB.
"Tem algumas declarações do próprio prefeito da Capital (Emanuel Pinheiro) de que o candidato dele será do PT ou será da federação, então, estamos nos preocupando em cuidar e resguardar os interesses do MDB aqui na Capital e no interior", revelou.
Na última eleição ao governo do Estado, enquanto o MDB aprovou apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (União), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, mesmo filiado ao partido, articulou a candidatura de sua epsosa, Márcia Pinheiro, na disputa ao Palácio Paiaguás, em federação formada pelo PT, PV e PCdoB, com apoio de parte do PSD.
Dentro do plano de montar nomes expressivos para a eleição de 2024, o MDB deve fazer uma reunião geral com os prefeitos filiados ao partido para avaliar o cenário em cada município.
"O primeiro passo tem que ser uma reunião com os prefeitos para avaliar o cenário e construir nomes viáveis para a sucessão. Pela importância e tamanho do MDB em Mato Grosso, o partido precisa de organização para manter representatividade", concluiu