06 de Outubro de 2021, 15h:04 - A | A

Poderes / RETORNO GRADATIVO

Assembleia aprova proposta e Arena Pantanal já pode receber 50% da torcida

A alteração foi proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e a nova proposta visa, no entanto, chegar a 100% do público nas arquibancadas até 2022.

DAFFINY DELGADO
CAMILLA ZENI



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou nesta quarta-feira (6) uma mudança na Lei n. 11.483/21, que permite o retorno gradativo de público nos estádios do estado. Até então, a permissão era de apenas 35% da capacidade, mas o novo texto autoriza o aumento para 50% a partir deste mês. A intenção é que o texto seja sancionado para valer já para o próximo jogo na Arena Pantanal, agendado para segunda-feira (11).

A alteração foi proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e prevê um aumento gradativo na capacidade de público. De acordo com o projeto, para este mês de outubro seriam liberados 50% da capacidade máxima de torcedores. Já para novembro seriam 75% e 100% do público seria possível a partir de janeiro de 2022.

Em discussão nesta quarta-feira, o projeto foi aprovado pela maioria dos parlamentares, sendo que apenas o deputado Lúdio Cabral (PT) votou contrário.

De acordo com Wilson Santos, em outros estados já foi adotada a mesma medida de retorno gradativo do público nos estádios, cumprindo com todas as medidas de biossegurança.

Leia também: Botelho diz que “ainda não é o momento” de autorizar 100% da torcida na Arena Pantanal

"Em São Paulo, o retorno do público já foi planejado para ser liberado gradualmente. Em 15 de outubro será permitida 50% da capacidade das arenas e, em 1º de novembro, 100%. Mesmo com a liberação, as normas sanitárias e de prevenção contra a covid-19 deverão ser cumpridas à risca. Em Mato Grosso, a ideia é seguir o mesmo parâmetro", afirmou.

O texto já foi assinado pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), e pelo primeiro-secretário Eduardo Botelho (DEM).

Com a aprovação, Wilson afirmou que vai pedir para que o Russi leve pessoalmente o projeto para sanção do governador Mauro Mendes (DEM) ainda hoje. O parlamentar planeja que o próximo jogo do Cuiabá Esporte Clube na Série A do Brasileirão, marcado para sábado, já tenha 50% dos torcedores no estádio.

"Vou pedir para o presidente Max que prepare o ‘autógrafo’ e leve em mãos para que o governador sancione ainda hoje e publique amanhã para que o Cuiabá possa fazer uma grande programação de publicidade para que na segunda-feira (11), tenhamos 20 mil pessoas na Arena Pantanal”, enfatizou.

Medidas de biossegurança

Ficou condicionado no projeto que a entrada do público nos estádios só será permitida mediante resultado de exame da covid negativo. Para isso, serão aceitos o RT-PCR, com prazo máximo de 48 horas, e o teste por antígeno, realizado 24 horas antes. Além disso, também será exigida a apresentação da carteira de vacinação do vírus.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076