Segunda-feira, 30 de Junho de 2025

01 de Agosto de 2022, 20h:20 - A | A

Poderes / ASSISTA

Beto 2 a 1: Cultura é essencial, mas não está acima do bem e do mal

Ele defende a realização de grandes shows e eventos, mas com respeito no uso do dinheiro público e fiscalização

LEANDRO MAIA
DO CONEXÃO PODER



O ex-secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso, Beto 2 a 1, e, agora, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, afirmou em entrevista ao Repórter MT que está do lado do diálogo quando o assunto é debater a cultura no estado. No Brasil, a Lei Rouanet, que oferece incentivo a artistas por meio da dedução do Imposto de Renda de empresas, é assunto para debates, que muitas das vezes pegam fogo, em um universo político polarizado. Na opinião do entrevistado, que é a favor da lei de incentivo, o diálogo é o melhor caminho para o aprimoramento das regras. 

“Eu sou a favor da Lei Rouanet e sou a favor dos shows. Não é porque tem uma coisa, que não pode ter a outra”, disse ao enfatizar que mesmo a cultura sendo um direito previsto na Constituição Federal como essencial, não está acima do “bem e do mal” e suas ações precisam ser fiscalizadas.

 

 

 

Para o ex-secretário, os gestores públicos erram quando decidem dar outro destino para os recursos previstos em orçamento para cada pasta. No seu ponto de vista, não é correto deixar de realizar um evento cultural e usar o recurso para fazer, por exemplo, investimentos na área da saúde.

 

 

“Eu já vi muitos lugares dizendo que não iria realizar o Carnaval para comprar uma ambulância. Na minha leitura tá errado, tem que comprar a ambulância e tem que realizar o Carnaval”.

 

 

Outro ponto considerado durante a entrevista, foi a importância do setor cultural para estimular a economia do país, algo que ainda não é compreendido por questões ideológicas, segundo ele.

 

 

“Em uma cidade pequena do interior de Mato Grosso, (um show nacional), é o grande acontecimento do ano. Não tem vaga em hotel, não acha vaga em restaurante, acaba a gasolina em posto de gasolina. Movimenta a loja que que vende a roupa (pra festa), além de gerar renda para o profissional que corta o cabelo e faz a maquiagem. A cadeia produtiva que se movimenta na cultura é impressionante. Gera emprego, gera renda.  A cultura é um fator de transformação social. Um direito constitucional que precisa ser preservado”, concluiu. 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076