RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União) declarou nesta quarta-feira (12), que vai se licenciar do mandato pelo período de 121 dias. O pedido deverá ser oficializado até o final da próxima semana. O parlamentar, no entanto, pode retornar a qualquer momento para o mandato.
Questionado se vai dedicar este período para viabilizar a pré-candidatura a prefeito de Cuiabá nas eleições de 2024, o parlamentar informou que não há nenhuma relação, pois, nestes quatro meses, será submetido a duas cirurgias, uma de visão e a outra para correção de refluxo gástrico. "Vou me dedicar à saúde e a cuidar de assuntos particulares", disse.
Por conta disso, a deputada estadual Janaína Riva (MDB), primeira vice-presidente, vai assumir a Presidência do Legislativo pelo período de quatro meses.
O primeiro suplente do União Brasil é o atual secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Em março, com a licença do líder do governo no Parlamento, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, Figueiredo se declarou compromissado com as políticas de saúde pública, recusando-se a assumir a vaga, o que abriu espaço ao segundo suplente, Xuxu Dal Molin. Agora, conforme Botelho, existe a possibilidade de o secretário vir a assumir o mandato no Legislativo. "Ele [Gilberto Figueiredo] tem interesse. Mas, me adiantou que iria conversar antes com o governador para tratar disso", revelou Botelho.