23 de Maio de 2022, 15h:56 - A | A

Poderes / PROJETO DA 3ª VIA

Botelho: Bivar está forçando candidatura e União não deve liberar governadores

Para presidente da ALMT, partido deve impedir alianças regionais em prol da candidatura nacional

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou que dificilmente o União Brasil vai liberar seus candidatos aos governos estaduais para apoiar quem quiserem, diante da insistência de Eduardo Bivar (deputado federal pelo Pernambuco), em levar adiante candidatura à presidência da República.

 

Para Botelho, essa insistência deve atrapalhar, inclusive, os planos do governador Mauro Mendes (União) de manter Jair Bolsonaro (PL) em seu palanque na disputa à reeleição ao Palácio Paiaguás, uma vez que partido deve cobrar fidelidade dos seus candidatos locais.

“O Bivar está muito resistente em desistir. Eu acho que não vai desistir não, vai manter a candidatura dele. Na minha opinião atrapalha [os planos do governador Mauro Mendes], porque se tivermos um candidato, o partido evidentemente não vai liberar ninguém”, afirmou Botelho, em declaração à imprensa na manhã desta segunda-feira (23.05).

Apesar disso, há uma pressão interna dos filiados para que a executiva nacional do partido libere os candidatos para fazer alianças que forem mais vantajosas em cada região. Em Mato Grosso, por exemplo, Mauro já manifestou seu apoio à reeleição de Bolsonaro.

 

Caso a candidatura de Bivar sobreviva internamente no União Brasil, será mais um golpe contra a ideia de uma candidatura única da chamada terceira via. No momento, a mais cotada para liderar a disputa como uma alternativa entre Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro é a senadora Simone Tebet (MDB), que conta com apoio inclusive de parte do PSDB.

Leia mais - Partido deve liberar filiados para apoiar Bolsonaro e 'frita' candidato próprio

O prazo final para que todos os partidos realizem convenções para decidir sobre as candidaturas para o pleito de 2022 é o dia 5 de agosto.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER