30 de Novembro de 2022, 11h:00 - A | A

Poderes / SEM ACORDO

Botelho dá 24h para Estado entregar proposta ou vota PEC dos Aposentados "como está"

Presidente da AL disse que vai colocar projeto para ser votado na próxima semana, se Governo não apresentar alternativa

THAIZA ASSUNÇÃO
DAFFINY DELGADO



 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União), fixou prazo até amanhã (30) para que o Governo apresente uma proposta alternativa ao Projeto de Emenda Constitucional 07/2022, a chamada "PEC dos Aposentados". Caso contrário, vai colocar projeto original para votação, já na próxima semana.

A peça, apresentada em junho deste ano por lideranças partidárias, prevê a isenção da alíquota de 14% aos aposentados que recebem menos que o teto do Instituto Nacional de Seguridade Social, que hoje está em R$ 7.087,22. Atualmente, a isenção é prevista apenas aos aposentados que recebem até R$ 3 mil.

“Vou esperar até amanhã. Se não vir até o final da sessão, eu anuncio outra sessão só para votar essa PEC”, disse Botelho.

Em conversa com Botelho no início do mês, o governador Mauro Mendes (União) e o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, prometeram apresentar uma contraproposta para que os deputados buscassem um acordo com os aposentados.

O RepórterMT apurou, entretanto, que o Estado não deve apresentar a proposta alternativa. A alegação é que o Governo não conseguiria pagar a isenção em qualquer estágio.

Sem esperança de acordo, Botelho disse acreditar que, no final das contas, quem vai decidir sobre a matéria será a Justiça. “Vamos aguardar, porque tem estados em que a Assembleia aprovou e a Justiça validou”, afirmou.

O Estado já se posicionou afirmando que a PEC é inconstitucional e deve acionar o Poder Judiciário, caso o projeto seja aprovado.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER