DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
Após uma reunião realizada nesta segunda-feira (30), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil), definiu os nomes que vão compor sua chapa, junto com o deputado Max Russi (PSB), na disputa pela Mesa Diretora do Parlamento Estadual, que acontece no dia 1º de fevereiro.
Um consenso histórico foi formado para a eleição, tendo na composição representantes de todas as bancadas partidárias no Legislativo estadual.
Botelho volta ao cargo de presidente e Max Russi ao cargo de 1º secretário; Janaina Riva (MDB) também continua como 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD) é 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT) como 2º secretário; Gilberto Cattani (PL) passa a compor a Mesa como 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos) assume como 4º secretário.
A "dobradinha" entre Max e Botelho para o biênio 2023/2025 foi anunciada na última quinta-feira (26). Inicialmente, estava prevista uma disputa entre os dois, mas após intensa articulação entre os parlamentares, no intuito de evitar um "racha" no Legislativo, eles acabaram entrando em acordo.
Logo após o anúncio, o grupo ficou de definir os demais nomes para compor a Mesa. Essa definição tinha como prazo até esta segunda-feira, tendo em vista que eles precisavam fazer a homologação da chapa.
Em postagem feita no Instagram, Janaina Riva anunciou o fechamento da composição, que contará com a representatividade das maiores bancadas do Parlamento Estadual, como União Brasil, Partido Liberal, Partido dos Trabalhadores, Republicanos Partido Socialista Brasileiro e Movimento Democrático Brasileiro.
"Chapa pronta para eleição da próxima Mesa Diretora. Composição pluripartidária e com representatividade das maiores bancadas da Assembleia", escreveu.
Consenso unânime
Segundo Max Russi, a decisão foi unânime entre os dois grupos (Max e Botelho) e que agora não existe mais "grupo A ou grupo B".
"Acho que agora não tem divisão, não tem grupo de Max e nem de Botelho, não tem grupo A nem grupo B o que tem é uma Assembleia Legislativa que precisa trabalhar muito, precisa prestar conta do seu trabalho e atender os anseios da população de Mato Grosso", disse.