DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União) detonou o sistema socioeducativo de Mato Grosso. Para ele, o local não serve para ressocializar os menores infratores, muito pelo contrário, lá seria um "formador de bandidos".
"Não ressocializa ninguém, vamos ser honestos e bem verdadeiros. Ali é formador de bandidos", declarou em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (17).
A declaração veio após a prisão de três serial killers, sendo dois menores de 15 e 17 anos, pelo brutal assassinato de três motoristas de aplicativo na cidade de Várzea Grande. Os corpos das vítimas, Márcio Rogério Carneiro, de 34 anos, Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos, e Nilson Nogueira de 42 anos, foram encontrados em matagais em pontos distintos da cidade.
Os criminosos utilizavam o perfil da mãe de um deles e de uma companheira de um dos bandidos para pedir as corridas por aplicativo. Duas vítimas foram mortas com golpes de faca no pescoço e outra vítima foi morta a pauladas.
Botelho classificou os assassinatos como um ‘crime horrendo’ e defendeu a redução da maioridade penal pois, para ele, adolescentes de 16 e 17 anos sabem muito bem o que fazem e deveriam cumprir penas mais rigorosas semelhantes às aplicadas a adultos.
“Crime horrendos como esse que deixou todos nós estarrecidos, principalmente pela forma como agiram, por ver a frieza, por ver a psicopatia nesses rapazes e daí eu volto a dizer. Temos que brigar para baixar a maioridade penal (...) Dizer que um menor de 16 e 17 anos não sabe o que faz, eles sabem muito bem o que fazem. Nós temos que criar leis para que eles vão pra cadeia e cumpram como pessoa adulta mesmo, não tem esse negócio de dois anos está limpo aí. Um crime horrendo desses e ainda dizendo que tinham uma meta pra matar um por dia, é absurdo isso”, avaliou.
O presidente da AL ainda defendeu que os menores envolvidos no brutal assassinato dos trabalhadores não deveriam ser reintegrados à sociedade.
"E uma pessoa igual esses (trio de serial killers) não tem ressocialização, não. São psicopatas crônicos que devem ser internados, presos e ficar por muitos anos lá e não pode sair. Porque, dizer que vai ressocializar um menor desses, não vai nunca. Eles disseram que sentiram prazer na morte, prazer em ver o sofrimento, hora vamos ser honestos, né gente”, acrescentou.