03 de Maio de 2022, 09h:16 - A | A

Poderes / POLÊMICA NA ASSEMBLEIA

Botelho vai colocar em votação projeto para proibir usinas no Rio Cuiabá

A expectativa é que a PL entre para votação na sessão desta semana.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), afirmou que pretende colocar em votação na próxima sessão, o Projeto de Lei que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda extensão do Rio Cuiabá.

"Nós vamos votar, uai. O projeto tem que ser discutido e votado”, disse em entrevista à imprensa na última quarta-feira (27).

A decisão foi tomada mesmo após os deputados Allan Kardec (PSD) e Janaina Riva (MDB) terem manifestado desejo de adiamento da pauta. Isso porque, os parlamentares teriam recebido na semana passada, os diretores da empresa que conseguiram a concessão para construção das hidrelétricas.

No encontro, segundo Janaina, teria sido mostrado que as usinas que devem ser construídas seriam diferentes do Manso e de Sinop, que o impacto ambiental também é muito menor e que poderiam gerar aproximadamente R$ 15 milhões para cada município.

Além disso, seriam criados aproximadamente seis mil empregos diretos e indiretos. A proposta polemizou na Casa de Leis, após a Secretaria de Meio Ambiente conceder parecer favorável para as construções.

Defensor da aprovação da PL, Botelho garantiu que ela deve entrar em pauta na sessão desta semana. "É uma polêmica aqui dentro, pois a Sema diz que não há prejuízo nenhum para o Rio Cuiabá, o sistema de usina que está sendo montado é o que não atrapalha a reprodução dos peixes, não terá problema de assoreamento. É uma questão que vai ser votada. Eu defendo o projeto e vou colocar em votação na próxima sessão. O debate é importante e quem vai decidir é a maioria dos deputados, tem uns que defendem o projeto, como eu, mas outros são contrários", declarou Botelho. A PL 671/2021 é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Para ele, estes empreendimentos, se instalados no Rio Cuiabá, trarão consequências negativas e gerarão desequilíbrio ambiental, interferindo negativamente nos níveis d’ água do rio, estoques peixeiros e até mesmo no fornecimento de águas dos municípios que são dependentes destes cursos d’ água para abastecimento da população.

Comente esta notícia

Márcia da Silva Santos 03/05/2022

Também sou contra as instalações de hidrelétricas nós nossos rios, atrapalha muito a vida dos peixes e ainda interfere nós níveis dos rios, prejudicando até às captações das águas, para servir a população, que depende dessas águas.

positivo
0
negativo
0

Paulino Silva da Cunha 03/05/2022

Vou fazer 58 anos em outubro, antes eu via cardumes de lambari, xunxun, sardinhas, peraputangas, corimbatá... Hj em dia eu não vejo mais isso... E acredito, que um dos fatores que, faz isso acontecer, é justamente, as usinas hidrelétricas. Tem outras fatores? Tem! Mas, ao ver... As hidrelétricas, são as mais prejudiciais, de todas!!!

positivo
0
negativo
0

William Da Silva Alcântara 03/05/2022

Estamos Unidos pescadores

positivo
0
negativo
0

Eulália Balduino Ferreira 03/05/2022

Eu não concordo com estas usinas hidrelétricas nas margens do rio Cuiabá MT .Eu Eulália balduino ferreira CPF 522 875 481 49 me dependendo da pesca. Vocês tirando os pescadores da beira do rio Cuiabá vamos viver do que tem muitas pessoas que só sabe pescar vam aposentar TODOS com no mínimo com 3 salários mínimos?

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER