Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

11 de Março de 2024, 09h:27 - A | A

Poderes / PAUTA POLÊMICA

Buzetti sobre liberação da maconha: Se o STF aprovar, o Senado criará PEC para derrubar decisão

A senadora explicou que o Senado Federal deverá criar uma PEC para derrubar a possível decisão.

DAFFINY DELGADO
APARECIDO CARMO



A senadora Margareth Buzetti (PSD) criticou nesta sexta-feira (08), o julgamento da descriminalização da maconha realizado no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ela, caso a proposta seja aprovada, o Senado Federal já articula a criação de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) para derrubar a liberação.

"Na realidade, nós temos uma PEC que será votada. O Senado vê que a descriminalização da droga não podendo ser implementada. Qualquer forma de posse de droga é crime", disse.

"Se o Supremo entender de outra forma, nós vamos fazer a PEC e vamos mudar isso"

"Você não pode descriminalizar. É isso que o Senado conta e é isso que o Senado vai votar. Se o Supremo entender de outra forma, nós vamos fazer a PEC e vamos mudar isso", acrescentou.

O julgamento começou em 2015 e trata sobre a constitucionalidade do Artigo 28da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006), que tem o objetivo de diferenciar usuário de traficante.

Esta semana, o julgamento foi novamente suspenso. Até agora, cinco ministros votaram favoráveis à descriminalização da droga. São eles, Gilmar Mendes Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber.

Apenas um deles votou contra a liberação, que foi o ministro Cristiano Zanin. A ação está a um voto de atingir maioria favorável no plenário.

A senadora finalizou dizendo que apesar das divergências entre a Suprema Corte e o Legislativo Federal, os poderes têm que se unir no combate às drogas.

"Na realidade, desde que houve o 8 de janeiro, começou o segundo embate, o STF e o Legislativo. Isso é fato. Mas eu acho que nós temos que deixar essas coisas para trás, nos unirmos todos pra combater esse mal que é a droga. Porque seja 30 gramas, 10 gramas, 50 gramas, de quem ele vai comprar? Quando eu vou ao médico e preciso de um remédio controlado, eu tenho que ter receita. E o cara não vai ter nada, aí não vai ser crise? Não, não concordo com isso".

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076