Terça-feira, 01 de Julho de 2025

10 de Janeiro de 2023, 14h:02 - A | A

Poderes / VOTAÇÃO SIMBOLICA

Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF

Votação foi acordada em reunião de líderes sobre a realização de sessão extraordinária nesta 2ª feira.

EMILLY BEHNKE, ANNA JÚLIA LOPE
PODER 360



A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta 2ª feira (9.jan.2023) o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estabeleceu a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Os deputados interromperam o recesso legislativo, que acabaria em 1º de fevereiro, para aprovar o texto.

A votação foi acordada em reunião de líderes nesta 2ª feira realizada na residência oficial do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Lira designou o deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) para ser relator do texto, que tramitou em caráter de urgência. A sessão foi semipresencial, com deputados votando de forma virtual e do plenário. O texto segue agora para a análise dos senadores, que devem se reunir às 11h nesta 3ª feira (10.jan).

A Constituição Federal determina que o decreto de intervenção federal seja aprovado em 24 horas pelo Congresso. O decreto foi votado como “mensagem da Presidência da República” e com a aprovação foi convertido em um projeto de decreto legislativo (PDL 1 de 2023).

 

Lula decretou a intervenção depois que extremistas de direita invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal). A medida tem vigência até 31 de janeiro -mas poderá ser prorrogada, se necessário, segundo o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). Lula nomeou como interventor o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Leia mais em PODER 360

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076