Terça-feira, 15 de Julho de 2025

08 de Fevereiro de 2023, 08h:19 - A | A

Poderes / COM 15 ASSINATURAS

Câmara de Cuiabá cria CPI da Intervenção; membros são escolhidos até quinta

O pedido recebeu a assinatura de 15 parlamentares, todos integrantes da base aliada do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB).

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O requerimento que pretende criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os atos da equipe de intervenção do Governo de Mato Grosso na Secretaria de Saúde de Cuiabá foi lido na sessão desta terça-feira (07), na Câmara Municipal. Agora, o presidente, vereador Luis Cláudio (PP), tem até o dia 09 para escolha dos membros.

O pedido recebeu a assinatura de 15 parlamentares, todos integrantes da base aliada do prefeito da Capital Emanuel Pinheiro (MDB).

  Em suma, a comissão irá investigar possível desvio de finalidade dos atos praticados durante a intervenção, que foi de 28 de dezembro a 6 de janeiro.

 

 Após a leitura, o autor do requerimento tem até a próxima quinta-feira (09), para nomear os membros da CPI para dar início aos trabalhos.

 

 Oposição contra CPI

 

 Na sessão desta terça-feira, alguns parlamentares viram motivações políticas na abertura das investigações. O vereador Fellipe Corrêa (Cidadania), por exemplo, disse que é inaceitável que aceitem que a Câmara seja utilizada politicamente para “questionar uma decisão do Poder Judiciário”.

“A intervenção foi determinada pela justiça, não foi uma decisão política [...] o meu papel nesta Casa será defender a credibilidade da casa do povo e a Casa do Povo não pode ser utilizada pra lançar dúvidas sobre decisão judicial devidamente cumprida [...] Quantas pessoas foram mortas pela ineficácia, pela ingerência, pela corrupção, é isso q esta Casa tem que apurar”, disse.

Já Demilson Nogueira (PP) criticou a CPI afirmando que a situação da saúde só chegou a este ponto por má gestão da Prefeitura.

“Não faço oposição por oposição, mas tenho certeza que é pano de fundo para desviar o foco da má gestão de Cuiabá hoje [...] O interventor esteve lá por 7 dias e Emanuel Pinheiro há mais de 2 mil dias vem de uma forma muito dura com Cuiabá destruindo essa cidade”, declarou.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076