22 de Julho de 2021, 17h:25 - A | A

Poderes / PREVISÃO DE ORÇAMENTO 2022

Câmara rejeita emendas e aprova LDO de R$ 4 bilhões para Cuiabá

Vereador Chico 2000, relator do texto na Comissão de Fiscalização Orçamentária, disse que emendas foram apresentadas tarde demais

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá aprovaram, na tarde desta quinta-feira (22), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022, que prevê receita estimada de R$ 4,08 bilhões.

Ao todo, 19 vereadores foram favoráveis ao projeto, enviado pelo Executivo no mês de maio, e 15 emendas foram rejeitadas pela Comissão de Acompanhamento Orçamentário. Dois vereadores votaram contrários ao projeto, sendo eles Diego Guimarães e Tenente-coronel Paccola ambos do Cidadania.

De acordo com a proposta da Prefeitura, entre os investimentos na área de infraestrutura estão as construções do Contorno Leste, da trincheira do Círculo Militar, e de um viaduto no Centro de Eventos Pantanal e outro no Santa Rosa. A LDO também prevê a construção de seis parques na cidade.

Para discutir a proposta, a Câmara realizou três audiências públicas neste mês de julho. A última foi realizada na segunda-feira (19).

Apesar disso, alguns vereadores não saíram satisfeitos com o texto final. Foi o caso da vereadora Edna Sampaio (PT), que apresentou 11 emendas e todas foram negadas.

“Acho que, infelizmente, perdemos mais uma oportunidade dessa Casa demonstrar a sua capacidade de ajudar a governar o município melhorando as ações do Poder Executivo. Foi feita uma interpretação que eu considero um malabarismo do regimento interno da Casa”, criticou a parlamentar, após a sessão.

O presidente da Comissão de Acompanhamento Orçamentário e relator da LDO, vereador Chico 2000 (PL), negou a alegação da vereadora e afirmou que as emendas foram apresentadas fora do prazo.

“Protocolaram as emendas após todo o texto da LDO ter sido discutido amplamente nas três audiências públicas, e essas emendas não participaram das audiências. Por essa razão, a comissão rejeitou todas”, afirmou.

Agora, a LDO será encaminhada para o Executivo, que deverá enviar, nos próximos meses, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076