VANESSA MORENO
DO CONEXÃO PODER
O candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), definido como candidato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), processou a prefeitura em 2023 por ter caído em um buraco que causou danos ao seu veículo. Devido ao ocorrido, Kennedy deverá receber uma indenização de R$ 2.545,00 por danos materiais e de quebra, deu uma bronca no vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
O acidente ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2023, na Avenida Parque do Barbado, próximo ao supermercado Big Lar, no bairro Jardim das Américas. O empresário Domingos Kennedy dirigia uma caminhonete Amarok, por volta da 1h da madrugada, quando caiu no buraco e teve o pneu danificado.
Em vídeos anexados nos autos do processo, Kennedy disse que estava chovendo acertou o buraco e estourou o pneu da caminhonete. Ele criticou a falta de zelo e cuidado por parte da Prefeitura com a cidade e disse que é inadmissível esse tipo de “cratera” no meio da rua.
Após o ocorrido, o empresário foi até o buraco em que caiu, filmou as condições da via e aproveitou para dar uma bronca no vice-prefeito. “Cadê o Stopa? Vamos embora Stopa, porra. Para de dormir, cacete”, disparou Domingos Kennedy.
O juiz Érico de Almeida Duarte, do Juizado Especial da Fazenda Pública, que condenou a Prefeitura de Cuiabá, disse na sentença que o infortúnio ocorreu em razão da ausência de conservação da pista, que é responsabilidade do município.
“O ente público, responde objetivamente pela segurança da via de tráfego, competindo-lhe a sua manutenção, fiscalização e vigilância, com vistas a segurança dos usuários ao tráfego. Assim, considerando o evento danoso narrado nos autos, o município agiu com omissão, em razão da ausência de conservação da via, deve responder objetivamente pelos danos materiais suportados pelo usuário”, diz trecho da decisão.
Segundo o presidente do diretório municipal do MDB, advogado Francisco Faiad, Kennedy é o “defensor do legado do MDB” na capital. O MDB governa Cuiabá há oito anos, desde que o prefeito Emanuel Pinheiro foi eleito, em 2016.