DA REDAÇÃO
Uma das principais festas da cultura brasileira está chegando: o Carnaval. Apesar de muitos acharem que a data é feriado, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) emitiu esclarecimento explicando que não.
“Realmente muitas pessoas possuem essa dúvida, por isso é importante dizer que o carnaval não é feriado federal, nem estadual, no caso de Mato Grosso, e nem municipal, como é o caso de Cuiabá. Por questões culturais e costumes instituídos no Brasil, muitos acreditam que seja”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
O que confunde é que existem decretos dos governos Federal, Estadual e Municipal que historicamente, durante o período de carnaval, decretam a data como ponto facultativo, mas esses decretos têm como foco principal o funcionalismo público, onde a maioria opta em não abrir as portas, exceto os considerados serviços essenciais, além disso, os bancos também não abrem as agências para atendimento ao público.
Já o comércio pode optar em abrir as portas, como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho.
Sobre a abertura das lojas, o superintendente orienta a importância do planejamento na hora de abrir. “Gerar ações que possam atrair clientes durante esse período, tais como promoções e descontos podem trazer bons resultados”, disse.