22 de Fevereiro de 2022, 09h:34 - A | A

Poderes / PONTO FACULTATIVO

Carnaval não é feriado e cada comércio deve decidir se abre as portas

CDL emitiu comunicado explicando que decisão cabe aos estabelecimentos, pois não se trata de feriado

DA REDAÇÃO



Uma das principais festas da cultura brasileira está chegando: o Carnaval. Apesar de muitos acharem que a data é feriado, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) emitiu esclarecimento explicando que não.

“Realmente muitas pessoas possuem essa dúvida, por isso é importante dizer que o carnaval não é feriado federal, nem estadual, no caso de Mato Grosso, e nem municipal, como é o caso de Cuiabá. Por questões culturais e costumes instituídos no Brasil, muitos acreditam que seja”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

O que confunde é que existem decretos dos governos Federal, Estadual e Municipal que historicamente, durante o período de carnaval, decretam a data como ponto facultativo, mas esses decretos têm como foco principal o funcionalismo público, onde a maioria opta em não abrir as portas, exceto os considerados serviços essenciais, além disso, os bancos também não abrem as agências para atendimento ao público.

Já o comércio pode optar em abrir as portas, como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho.

Sobre a abertura das lojas, o superintendente orienta a importância do planejamento na hora de abrir. “Gerar ações que possam atrair clientes durante esse período, tais como promoções e descontos podem trazer bons resultados”, disse.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER