01 de Fevereiro de 2022, 09h:12 - A | A

Poderes / MT PODE PRIVATIZAR SERVIÇO

Carvalho diz que tropas estão prontas para agir se penais entrarem em greve novamente

Categoria quer aumento salarial, mas não há proposta do governo atualmente. O Estado estuda privatizar o serviço

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou que o Governo de Mato Grosso está preparado para caso os policiais penais decidam retomar a greve nesta semana. Ainda, pontuou que o Estado analisa formas de privatizar o serviço, caso a greve ocorra.

A categoria entrou em greve no dia 16 de dezembro, reivindicando equiparação salarial com outras forças de segurança e reajuste salarial dos últimos 10 anos. No dia 3 de janeiro, porém, suspenderam a greve para abrir diálogo com o governo. O Estado se comprometeu a apresentar um estudo sobre o pedido da categoria em reunião marcada para a próxima quinta-feira (3).

O secretário revelou que, diante das incertezas do próprio governo, o Estado já se organizou para caso os policiais penais decidam voltar com a greve dos servidores. Carvalho lembrou que, quando da primeira deflagração de greve, as polícias Civil e Militar deram o apoio necessário ao Estado, e que a tropa está novamente preparada para atuar. 

Atualmente não há proposta do governo para ser analisada pela categoria, e, segundo o secretário, também não há garantias de que o Estado leve uma proposta para o próximo encontro. Conforme Carvalho, essa será apenas uma “reunião de construção de um ambiente favorável a uma futura negociação”.

“É dessa forma que estamos tratando desse assunto no governo, de uma forma muito responsável, até porque nós sabemos da importância de todos os servidores públicos”, disse Carvalho, em entrevista à rádio CBN Cuiabá nesta segunda-feira (31).

Leia também - Mauro pode perder seis secretários em fevereiro para disputa eleitoral

Ainda de acordo com o chefe da Casa Civil, o governo também já visitou outros estados para verificar a possibilidade de privatização de algumas atividades da Polícia Penal. Segundo ele, em Minas Gerais, por exemplo, haveria uma empresa especializada para o trabalho. 

Greve polêmica

A greve dos policiais penais tem gerado especulações diante de situações que ocorreram durante o período de paralisação. Isso porque, apenas no tempo em que os servidores estavam de greve, pelo menos três fugas em presídios foram registradas.

Na semana passada, o governador Mauro Mendes (DEM) chegou a sugerir que poderia ter havido negligência ou conchavo dos policiais penais com os detentos. Na ocasião, Mauro chegou a dizer que as fugas registradas eram “ridículas”, e que o caso estaria sendo investigado.

O Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário (Sindspen), porém, rechaçou as especulações que sugerem conluio dos profissionais com os detentos, e culpou a superlotação das unidades prisionais. 

Saiba mais

Mauro vê indícios de conivência de policiais penais com fugas de presos

Mauro: Penais querem se comparar com Polícia Civil, mas são carreiras diferentes

Comente esta notícia

Amorim 02/02/2022

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Jeremias 02/02/2022

Nunca revide uma provocação...Deixe o circo só com o palhaço ????. E ignore as armações, pois sem plateia não há show!

positivo
0
negativo
0

Policial Penal 01/02/2022

Parabéns ao governo do Estado. As facções criminosas gostaram muito da iniciativa e esperam exatamente isso de vocês.

positivo
0
negativo
0

Amorim 01/02/2022

Se esse cara qe se chama governador já está com esse conversinha é porqe não vai honrar a palavra de novo tbm precisa virar homem de honra governador vc e esse seus secretários bando de salafrário

positivo
0
negativo
0

Amorim 01/02/2022

É né Ramon Miguel vc deve ser um Maique borra bosta qe só fica no ar condicionado ,isso se é PM mesmo porqe a grande maioria da PM não tem essa dorzinha de Curvelo vira homem vem fazer um cursinho nosso de 15 dias ver se vc se garante .

positivo
0
negativo
0

Katia 01/02/2022

PMzinho Revoltado.

positivo
0
negativo
0

Wilmar Alves de Oliveira 01/02/2022

O governador e seus secretariado deva pensar na importância da Polícia Penal pois quem cuida da custódia de autoridades é até de ex governadores é os policiais penais

positivo
0
negativo
0

Fenix 01/02/2022

VAMOS VOLTAR A DEBATER CARCEREIROS OU POLICIAIS PENAIS? KKKKKKKKK

positivo
0
negativo
0

Policial Penal 01/02/2022

Fala bosta demais... greve com 100% do efetivo trabalhando... nao conhece nada de sistema

positivo
0
negativo
0

9 comentários

1 de 1


GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER