Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

13 de Junho de 2023, 14h:26 - A | A

Poderes / NA MIRA DA COMISSÃO DE ÉTICA

Cattani diz que Wilson criou situação: "Eu não comparei mulheres com vacas"

Gilberto Cattani (PL) será julgado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro por ofensas às mulheres.

JOÃO AGUIAR
DO CONEXÃO PODER



O deputado Gilberto Cattani (PL) afirmou nesta terça-feira (13), que o colega Wilson Santos (PSD) ‘criou toda a situação’ que o tem levado a julgamento pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, por ofensas às mulheres. Ele nega que tenha comparado mulheres com vacas e quer Wilson fora do grupo de parlamentares que irão o julgar por quebra de decoro.

“O deputado Wilson Santos foi quem criou toda essa situação. Porque o que eu falei na Frente Parlamentar de Defesa de Contra o Aborto não foi de maneira nenhuma comparando mulher com a vaca;  tudo isso que foi criado pela imprensa, por parte da imprensa e pelos próprios deputados”, afirma Cattani.

 Cattani destacou ainda que o vídeo em que a esposa dele aparece mugindo seria uma brincadeira e não foi publicado por ele, mas sim disparado pelo deputado Wilson Santos.

"Nunca publiquei aqueles vídeos. E Wilson Santos teve acesso a esses vídeos, não sei de que maneira. E ele soltou esses vídeos em todos os grupos de WhatsApp, na mídia, enfim de uma forma geral”, argumenta.

“Então ele está diretamente ligado à questão que criou sobre minha pessoa. Ele está impedido de participar. Nós vamos apresentar isso amanhã no colégio de líderes”, completa o parlamentar.

Cattani disparou ainda que Wilson Santos criou a situação por conta de ‘vingança’ após a discussão entre os dois no plenário, por isso não poderia participar da comissão. “A minha questão é só que ele, como ele criou a situação ele está impedido de participar. Não tenho nenhuma objeção a nenhum deputado, a não ser ele porque foi ele que criou a situação”, conclui.

Relembre o caso

O episódio envolvendo Cattani começou durante reunião de abertura da Frente Parlamentar Contra o Aborto - 'Pró-Vida' - na Assembleia Legislativa. O parlamentar deu uma declaração comparando a gestação feminina com a gestação de uma vaca.

Em seguida, após a repercussão negativa, a esposa do deputado gravou um vídeo ao lado do marido onde imita o mugido de uma vaca. Esse vídeo foi compartilhado após a discussão entre Wilson e Cattani na Assembleia, durante sessão no dia 24 de maio.

O desentendimento entre os dois começou porque Wilson se declarou contrário ao projeto de Cattani para criminalizar a invasão de propriedades privadas. 

O episódio envolvendo Cattani ficou ainda mais complicado depois que o parlamentar gravou um vídeo pedindo desculpas às vacas por compará-las com mulheres feministas. Em seguida, veio a público um vídeo em que a esposa de Cattani aparecia "mugindo".

 

 No auge da crise, o parlamentar pediu desculpas às mulheres “decentes” que tivessem se ofendido com as duas declarações.

Comissão de Ética:

O comando fica nas mãos de Janaina Riva (presidente), os demais membros são: Max Russi (corregedor), Júlio Campos (corregedor substituto), Wilson Santos (vice-presidente) e Elizeu Nascimento.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076