17 de Agosto de 2023, 07h:42 - A | A

Poderes / CPI DO MST

Cattani em CPI: "Não existe assentado do MST; é um grupo criminoso"

Deputado entregou um dossiê ao presidente da CPI DO MST

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) detonou, na tarde desta quarta-feira (16), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante sua oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões do grupo no Brasil. O deputado mato-grossense ainda entregou ao presidente da Comissão, deputado federal Coronel-Tenente Zucco (Republicanos-RS), um dossiê sobre um assentamento na cidade de Itanhangá, em Mato Grosso.

Durante sua fala, Cattani afirmou que não existe nenhum assentado pertencente ao MST. Além disso, destacou que o grupo é criminoso.

Quando se fala em criminalização do MST, senhores, os senhores não precisam criminalizar o MST, ele já é criminoso. O movimento que está se pintando de social, é um movimento marginal por si só”, disse.

"Não existe um assentado do MST. Se alguém me provar o contrário, peço perdão. Existe um assentado que o Incra vendeu a ele uma propriedade rural e que nunca cumpriu seu contrato”, emendou.

Cattani ainda explicou que o direito à propriedade dos assentados não é mais garantido. Ele afirma que a situação se agravou no término do governo FHC e no primeiro mandato do governo Lula, no início dos anos 2000.

Por fim, o parlamentar entregou à Comissão um dossiê sobre o assentamento na cidade de Itanhangá. Ele desafiou a comissão a visitar in loco a propriedade, que já foi alvo de três operações da Polícia Federal e onde existe uma invasão do MST.

O local em questão, ficou conhecido em 2014 após a deflagração da Operação Terra Prometida. A ação da Polícia Federal, investigou uma quadrilha envolvida em transação ilegal de terras da União, destinadas à Reforma Agrária.

“Existem pessoas lá que já têm o seu título, que já foi considerado invalido, para que possa ser tomada das pessoas que estão lá produzindo. (...) Eu garanto ao senhor que nesse assentamento em Itanhangá no meu estado os senhores vão saber o que de fato é o terror com os produtores rurais", finalizou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER