20 de Julho de 2022, 17h:22 - A | A

Poderes / DEFENDEU TSE

Chefe do MP diz que Bolsonaro presta "desserviço" e gera clima de incertezas

Procurador-geral salientou que urnas são “eficientes, rápidas e seguras”.

JOÃO AGUIAR
DO CONEXÃO PODER



Após críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema de urnas eletrônicas, feitas durante reunião com embaixadores nesta semana, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) manifestou, em nota, “total confiança” nas urnas utilizadas pela Justiça Eleitoral. O documento é assinado pelo Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira.

O procurador salientou que as urnas “têm se mostrado eficientes, rápidas e seguras, razão pela qual são apontadas como referência por outros países” e que “contam com mecanismos tecnológicos avançados que as tornam invioláveis e auditáveis”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

Na segunda-feira (18), Bolsonaro discursou durante encontro com grupo de embaixadores, em Brasília, e falou sobre um inquérito aberto pela Polícia Federal, em 2018, que apurou uma invasão cibernética aos sistemas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O TSE sustenta que o ataque hacker não levou risco à integridade das eleições naquele ano.

 

Leia também

  

Por telefone, Bolsonaro e Zelensky conversam sobre retomada do comércio de grãos

 

Além disso, o presidente também criticou os ministros Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que são, respectivamente, o ex, o atual e o próximo presidente do TSE.

Na nota, o MP também afirmou que desde o início do uso das urnas nas eleições brasileiras, não houve nenhum tipo de “incidente que viesse a comprometer os resultados e a livre manifestação do povo brasileiro”.

“Colocar em dúvida a eficiência, segurança e seriedade do sistema eleitoral às vésperas das eleições para Presidente da República, para governador e cargos proporcionais é um desserviço à democracia, gerando um clima artificial de incerteza e desconfiança junto à população com propósitos nada republicanos, utilizando argumentos frágeis e destoantes da realidade que só provocam danos à imagem da democracia brasileira”, termina o texto.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER