12 de Outubro de 2021, 15h:29 - A | A

Poderes / PISTA SEM DUPLICAÇÃO

"Chega de ser frouxo; tem que resolver", diz deputado após capotamento na BR-163

A caminhonete em que estava o deputado federal Neri Geller capotou em Diamantino na BR -163, onde o trecho deveria ser duplicado pois está sob a concessão da Rota do Oeste.

WELLYNGTON SOUZA
DAFFINY DELGADO



O deputado federal Neri Geller (Progressistas) fez duras críticas à concessionária Rota do Oeste pela falta de duplicação na BR-163. O parlamentar sofreu um acidente de carro próximo ao município de Diamantino (a 183 km de Cuiabá). A caminhonete em que o deputado estava capotou na rodovia, no último dia 06.

O deputado defendeu uma rescisão contratual da concessão da BR-163 à empresa, caso não sejam cumpridas todas as obrigações nas quais foram atribuídas.

"A solução é o contrato de cura e início das obras ou a rescisão contratual. Não tem outra opção, é uma concessão privada que não está sendo cumprida. Quem transita paga o pedágio, está no contrato e tem que fazer a duplicação, pois é intenso o movimento. Então tem que cumprir o que foi acordado. Chega de ser frouxo e tem que resolver".

"Eu sofri um acidente essa semana. Fui embora para Lucas do Rio Verde. Por volta das 20 horas começou a chover e minha caminhonete "rodopiou", levou três tombos. E quase houve gravidade do ponto de vista de segurança de vida", comentou com a imprensa na sexta-feira (8).

Após o acidente, Neri diz que pegou carona até o município de Lucas do Rio Verde (a 333 km da Capital). Durante o trajeto, ele disse ter visto outros quatro acidentes na rodovia.

"Não estou atribuindo culpa do meu acidente à Rota do Oeste ou ao Governo Federal. Mas se tivesse uma estrada duplicada com certeza seria mais difícil acontecer o acidente", comentou.

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 Outro lado

Em nota, a concessionaria informou que está em tramitação um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para duplicação da rodovia. “A Concessionária ressalta ainda que confia na efetivação da proposta pela Agência e acredita que esta é uma solução melhor para os usuários da rodovia. Independentemente da data exata de assinatura, o reinício das obras para o próximo período seco não se altera”, diz trecho da nota.

Veja na íntegra 

"O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), parte importante da solução para retomada das obras de duplicação na BR-163/MT, segue seu curso administrativo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Não há risco de perda de validade do documento antes da assinatura pelas partes, que deve ser efetivada após aprovação de seu conteúdo final pela diretoria do órgão federal.   A Concessionária ressalta ainda que confia na efetivação da proposta pela Agência e acredita que esta é uma solução melhor para os usuários da rodovia. Independentemente da data exata de assinatura, o reinício das obras para o próximo período seco não se altera".

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