DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na manhã desta quarta-feira (29), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) n° 449/2021 que prevê orçamento de R$ 24,368 bilhões para 2022.
Em segunda votação, a matéria foi aprovada com um voto contrário do deputado Lúdio Cabral (PT). O orçamento previsto para o próximo ano representa 14,2% a mais se comparado com 2021.
Na semana passada, a votação do projeto foi adiada após pedido de vistas dos deputados Ulysses Moraes (PSL), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Allan Kardec (PDT).
Durante tramitação da PL na Casa de Leis, 72 emendas foram apresentadas pelos deputados. Entretanto, apenas uma acabou sendo aprovada.
A proposta aprovada trata de uma concessão de convênios para pequenos municípios inadimplentes, que não possuem certidão negativa. Ele defende que as cidades pobres ficam mais pobres sem concessão de benefícios.
No projeto, o Governo incluiu diretrizes e metas fiscais propostas, além das prioridades relacionadas às áreas de saúde, segurança, educação, assistência social e infraestrutura.
Conforme justificativa do Estado, os valores estão em sintonia com os cenários políticos, econômico e social, resultado da realidade econômica e financeira de Mato Grosso. O texto ainda prevê um índice de Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores públicos de 6,05%.