31 de Agosto de 2021, 10h:23 - A | A

Poderes / SAIBA QUANDO

Com retomada de público em estádios, governo vai desativar Centro de Triagem na Arena

Secretário pontuou que cabe aos municípios prestarem o serviço e acredita que, após um ano e meio de pandemia, já houve tempo suficiente para estruturação das unidades básicas municipais.

CAMILLA ZENI
DAFFINY DELGADO



O Governo de Mato Grosso já planeja começar a desativação do Centro de Triagem da Covid-19, encerrando os atendimentos até o mês de outubro. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, na manhã desta terça-feira (31).

Gilberto destacou que a atuação do governo com os diagnósticos de covid era uma atividade suplementar, e que sempre foi temporária. Ele ainda pontuou que cabe aos municípios prestarem o serviço e acredita que, após um ano e meio de pandemia, já houve tempo suficiente para estruturação das unidades básicas municipais.

“Esse é um serviço suplementar do governo do Estado, que sempre foi de atribuição municipal, e um dia teríamos que encerrar esse atendimento”, comentou o gestor com a imprensa.

“Vamos fazer um plano para, paulatinamente, desligar esse serviço, um planejamento para que em, no máximo, 45 dias, a continuar esse declínio no número de casos da covid, a gente possa devolver aos municípios aquilo que sempre foi atribuição deles”, completou.

O secretário ainda destacou que, além do governo do Estado querer focar seus esforços na retomada das cirurgias eletivas, é necessário liberar o espaço da Arena Pantanal, uma vez que Mato Grosso já autorizou o retorno do público aos estádios. A expectativa nacional é de que isso aconteça a partir de novembro, dependendo de autorizações sanitárias, no caso da Copa do Brasil, e do conselho dos clubes, no caso do Campeonato Brasileiro.

Para o retorno do público, porém, é necessário seguir uma série de requisitos determinados no protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre eles o exame negativo da covid-19. Em Mato Grosso, a lei aprovada garante até 35% do público nos estádios.

Desativação da Arena

A desativação do Centro de Triagem já era estudado pelo governo do Estado desde janeiro deste ano. Na época, o governador Mauro Mendes (DEM) citou declínio da pandemia e observou a entrada do Cuiabá Esporte Clube na série A do Brasileirão.

A intenção do governo estadual era fazer a desativação até maio, quando começou o campeonato. No entanto, houve elevação nas taxas da covid-19 em Mato Grosso, o que fez com que a SES alterasse os planos.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER