01 de Abril de 2022, 07h:57 - A | A

Poderes / SUSPEITOS DE EXTERMÍNIO

Comissões da Assembleia vão acompanhar prisão de militares alvos de operação

Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) contra 81 policiais

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



A Comissão de Segurança Pública e Comunitária e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa deverão acompanhar a Operação Simulacrum, deflagrada contra 81 policiais militares na manhã desta quinta-feira (31). O grupo é suspeito de envolvimento na morte de 24 pessoas, por meio da simulação de confrontos.

O pedido foi feito pelo presidente da Comissão de Segurança e sargento aposentado da PMMT, deputado estadual Elizeu Nascimento (PL). Na tribuna, Elizeu externou indignação com a operação, que, segundo ele, teve como alvo diversos colegas de farda com quem já trabalhou. 

Elizeu afirmou que a operação é uma inversão de valores, simbolizando que a polícia estaria sendo tratada como criminosa, quando, na realidade, estaria agindo em legítima defesa nos confrontos.

“Isso só faz a desmotivação do policial para ir para a rua patrulhar, trocar tiro na rua. Daqui a pouco o policial tem que tomar tiro na cara? Tem que morrer primeiro para tentar sobreviver, tentar algo que seja uma legítima defesa? Infelizmente, essa é a realidade”, disse o parlamentar.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da Comissão será acompanhar as fases da operação, bem como fazer visita in loco nos locais onde os policiais cumprem a prisão temporária. Ele lembrou que, por força de lei, militares devem ficar presos em locais separados, e afirmou que a equipe deverá vistoriar as dependências destinadas, como batalhões da PM, e as sedes do Bope e Rotam. 

Já o requerimento para que a CCJR também acompanhe a operação foi apresentado e aprovado na sessão extraordinária noturna. São membros os deputados Dilmar Dal’Bosco (União), Sebastião Rezende (PSC), Delegado Claudinei (PL), Dr. Eugênio (PSB), e Max Russi (PSB).

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER