30 de Agosto de 2021, 15h:43 - A | A

Poderes / PROJETO EM TRAMITAÇÃO

Cuiabá pode ter cemitério e crematório para animais domésticos

Proposta é para atender animais domésticos de pequeno e médio porte, que não excedam a um metro e cinquenta centímetros de altura.

DA REDAÇÃO



O vereador de Cuiabá, Kássio Coelho (Patriota) apresentou um anteprojeto de lei que disciplina a implantação de cemitérios e crematórios para animais domésticos na Capital.

Na justificativa da proposta, o parlamentar comenta que boa parte dos animais mortos são enterrados por seus próprios donos em terrenos baldios ou jogados em córregos da cidade, o que pode resultar em problemas no meio ambiente e na saúde pública.

"Vale ressaltar que muitos desses animais são vítimas de doenças contagiosas que podem ser transmitidas aos homens, tais como: Toxoplasmose, Leptospirose, Psitacose (em aves), etc. Além disso, esses cadáveres geram a contaminação do solo e dos lençóis de água subterrâneos (freáticos)", diz trecho do anteprojeto.

Kássio destaca que os cemitérios e crematórios são para atender animais domésticos de pequeno e médio porte, que não excedam a um metro e cinquenta centímetros de altura.

Além disso, a proposta estabelece que o Poder Executivo municipal deverá providenciar os meios necessários à compra ou desapropriação das áreas para instalação do cemitério, enviando à Câmara um Projeto de Lei para efetivação da construção.

"Cabe ao proprietário do animal a disposição adequada do cadáver ou o seu encaminhamento ao serviço municipal competente, mediante solicitação de pagamento das despesas decorrentes da execução dos serviços e/ou isenção deste. O Poder Executivo Municipal providenciará o serviço de cemitério e crematório para os animais cujos proprietários não tenham condições de arcar com as despesas", diz trecho do anteprojeto.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER