Terça-feira, 20 de Maio de 2025

24 de Maio de 2024, 08h:00 - A | A

Poderes / MARTELO BATIDO

Deosdete descarta tentar recondução para chefia do MP e considera disputa por vaga de desembargador do TJ

Vazamento da decisão antecipou o processo eleitoral interno, expondo racha entre grupos.

APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior, não vai tentar uma recondução para a chefia do Ministério Público de Mato Grosso. A informação foi confirmada por fontes do RepórterMT dentro do MP sob condição de sigilo.

A reportagem apurou que Deosdete considera se candidatar a uma das vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que será aberta em 2025 se, naquela altura, considerar que seu nome possui viabilidade na disputa.

O Ministério Público, assim como a OAB, tem direito a um quinto das vagas abertas para membros dos Tribunais de Justiça. Uma lista sêxtupla é formada, por meio de votação interna, e encaminhada para apreciação do governador, que é quem escolhe o nome a ser indicado.

 

 Segundo apurou a reportagem, Deosdete pretendia oficializar sua decisão em julho, mas com o vazamento da informação pelo procurador José Antônio Borges a um jornal de Cuiabá e posteriormente à uma emissora de rádio, o processo eleitoral teve início antecipado dentro do órgão ministerial.

 

 Já há um racha no MP, porque Deosdete está disposto a apoiar a candidatura do promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa, de Rondonópolis e que é ex-presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP).

 

 Enquanto isso, o ex-procurador-geral José Antônio Borges, que até então era aliado de Deosdete tendo o apoiado na eleição, está decidido a apoiar a promotora Hellen Uliam Kuriki, atual subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão.

A eleição para o próximo procurador-geral de Justiça deve ocorrer em dezembro deste ano.

Deosdete assumiu a chefia do Ministério Público em fevereiro de 2023, mas está no MP desde 2005, onde atuou também como analista jurídico. Entre 2019 e 2023 foi o subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional do MP.

Durante a sua gestão, foi o responsável por acompanhar a intervenção de quase 10 meses na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, inédita até então.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076