26 de Setembro de 2021, 13h:54 - A | A

Poderes / BBB NA PM

Deputado Elizeu diz que é contra câmera em farda: “Tira a liberdade do policial”

No início do mês, o Governo de Mato Grosso anunciou um estudo para a implantação da tecnologia

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL) afirmou ser contra a adesão de câmeras acopladas às fardas da Polícia Militar em Mato Grosso por considerar que o instrumento pode retirar a liberdade de atuação dos policiais.

A possibilidade de adoção das câmeras foi anunciada pelo ouvidor-geral de Polícia, Lúcio Andrade, no início do mês, durante inauguração da 4ª Companhia Independente de Segurança Institucional, em Cuiabá.

De acordo com o ouvidor, a adoção das câmeras poderia ajudar não apenas na prevenção e punição de crimes, mas também poderia gerar mais segurança para os agentes.

Na visão de Elizeu, o equipamento pode ser benéfico para situações específicas, como o cumprimento de mandados de busca e apreensão ou mesmo de prisão. Entretanto, para o dia-a-dia, ele vê a proposta inviável.

“Não creio que seja esse o caminho. Inibe o profissional, engessa o policial, joga o policial para baixo. Reduz a autoestima e o profissionalismo dele. É como se fosse um robô que estivesse trabalhando quando você coloca a câmera para poder acompanhá-lo em suas ações”, avaliou Elizeu.

Leia também - Subtenente aciona o STF para ser elevado a capitão da Polícia Militar de MT

O deputado lembrou que ele próprio atuou por 18 anos na Polícia Militar, sendo 14 deles no Batalhão da Rotam, e ponderou que “cada um tem sua forma de agir”. Entretanto, em caso de erros ou arbitrariedades por parte do militar, Elizeu manifestou que há profissionais gabaritados para fazer a análise e julgamento da situação.

“Existe profissionalismo para poder julgar, condenar, investigar e até em questões periciais, profissionais suficientes em caso de erro ou arbitrariedade por parte do policial”, comentou, defendendo outros meios de sensibilização para o profissional, como palestras e cursos.

Apesar da manifestação do deputado, até o momento, não há informações sobre quando o mecanismo deverá ser adotado, ou mesmo se o governo vai bater o martelo pelo uso das câmeras.

Por isso, Elizeu informou que vai requisitar informações à Secretaria de Estado de Segurança Pública para saber em que pé estão os estudos. Só então vai avaliar se tentará adotar alguma medida para impedir a implantação da tecnologia.

Saiba mais

Governo de MT quer colocar câmeras em fardas para proteger policiais

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076