APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O deputado federal José Medeiros (PL) disse que foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. A fala foi feita durante uma reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (14).
Medeiros tem 54 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal por Mato Grosso. Antes, ele chegou a ocupar uma cadeira no Senado, quando assumiu o mandato de Pedro Taques, na época da sua eleição para o Governo do Estado.
A revelação do estado de saúde, contudo, se deu em meio à uma confusão na Câmara dos Deputados.
Veja o vídeo:
Medeiros assumiu a presidência dos trabalhos quando teve início uma discussão com o deputado Helder Salomão (PT-ES). O parlamentar mato-grossense chegou a mandar desligar o microfone do deputado em questão para impedir que ele continuasse falando.
Em resposta, o congressista parece ter feito um comentário sobre a “tremedeira” nas mãos de Medeiros. A fala não chega a ser captada pelos microfones da transmissão da reunião. Quando retoma a palavra, Medeiros diz que recebeu o diagnóstico.
“[Eu quero] Só informar o deputado Salomão que essa tremedeira não é uma animosidade contra vossa excelência, não. Eu estou com um diagnóstico de Parkinson. Espero que o senhor nunca passe por isso e é tão somente por isso que está a tremedeira. Não é caso também para tanto, não precisa fazer piada com isso”, explica Medeiros.
Na sequência, Helder Salomão tenta usar o microfone para pedir desculpas, mas Medeiros não deixa que ele fale e passa a palavra para outra parlamentar.
Sobre a doença
A Doença de Parkinson afeta o sistema neurológico. Ela causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.
Na prática, ocorre a morte de células que estão numa parte do cérebro conhecida como substância negra responsáveis pelas transmissões das correntes nervosas pelo corpo. Não é possível recuperar essas células quando elas morrem.
Não há cura, mas o tratamento é feito de modo a retardar o progresso da doença e o combate aos sintomas. O tratamento inclui medicação e, em alguns casos, inclui cirurgia, fisioterapia e terapia ocupacional.