Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

11 de Junho de 2023, 08h:00 - A | A

Poderes / CRIME DE RESPONSABILIDADE

Deputados de MT assinam pedido de impeachment contra Lula por receber Maduro e indicar Zani

Documento agrega 47 assinaturas e representa o maior número de adesão contra o petista

RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER



 Três deputados federais de Mato Grosso assinaram o requerimento de impeachment do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proposto pelo deputado federal Sanderson (PL-RS). Trata-se de Amália Barros, Abílio Brunini e José Medeiros, todos do Partido Liberal (PL).

No total, 47 deputados aderiram ao requerimento. É o maior número de apoios para o afastamento do presidente desde o início do mandato do petista.

O requerimento cita que houve crime de responsabilidade de Lula em dois episódios. O primeiro, a decisão de receber o presidente da Venezuela Nicolas Maduro, o que representaria a quebra de tratados internacionais. Isso porque o ditador venezuelano foi recebido com honras de chefe de Estado, enquanto lida com acusações de narcoterrorismo pelos Estados Unidos.

A vinda de Maduro, conforme o requerimento, ainda teria atentado contra a segurança nacional, pois o ditador venezuelano é acusado pela ONU (Organização das Nações Unidas) de crimes contra a humanidade.

O segundo crime de responsabilidade atribuído a Lula é a indicação do seu advogado particular Cristiano Zanin para ocupar uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o requerimento, Lula violou o princípio da impessoalidade e moralidade ao priorizar interesses pessoais no preenchimento de uma vaga na Suprema Corte.

 

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076