CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), afirmou que poderá convocar sessões extraordinárias no final de semana para votar - e aprovar - os projetos de leis complementares (PLCs) que mudam as regras da previdência estadual.
Os dois textos foram apresentados em sessão nesta quarta-feira (3), considerando que o fim do prazo dado pela Assembleia para o Governo do Estado encaminhar as propostas. A intenção dos deputados, segundo Russi, é aprovar as mudanças o mais rápido possível.
Sem tempo hábil para analisar os projetos, o deputado Lúdio Cabral (PT), que em 2020 já tentou apresentar um PLC para mudar as regras da previdência, pediu vista dos textos durante a sessão.
Leia mais: Propostas da Assembleia para a previdência recriam projetos de Mauro; entenda
O deputado Eduardo Botelho (DEM), que preside a Comissão Especial da Previdência e participou das negociações, tentou convencer o petista sobre a urgência da votação, mas Lúdio avisou que quer 24 horas para ler o texto para apresentar emendas, caso veja necessidade.
Com isso, uma sessão extraordinária foi convocada por Russi para a manhã de sexta-feira (6). “Se houver mais um pedido de vista eu convoco outra sessão para sábado, domingo…”, avisou o deputado, durante a sessão.
Segundo Botelho, a intenção é que os projetos sejam aprovados a tempo de serem sancionados pelo governador na próxima segunda-feira (9). Assim, as mudanças já passariam a valer em relação ao salário que será pago no fim do mês.
Saiba mais
Botelho busca consenso com Mauro para isentar servidores com doenças incapacitantes
Conselho critica ‘intromissão’ da PGE e mantém isenção para quem ganha até 12,2 mil