MÁRCIA MATOS
DAFFINY DELGADO
A deputada Janaina Riva (MDB) deixou claro nesta quarta-feira (27), que os parlamentares vão pressionar o secretário da Casa Civil, Rogério Gallo pelo pagamento das emendas de forma urgente.
A cobrança é porque os deputados só podem participar de atos de lançamento ou inaugurações até o mês de julho, devido ao prazo eleitoral, e sem a liberação do recurso de emendas parlamentares não haverá como lançar nenhuma ação este ano.
“Todos têm que receber suas emendas parlamentares dentro do prazo legal e o prazo legal é antes do período eleitoral, depois do período eleitoral as emendas vão ficar para novembro, dezembro aí chega a chuva de novo e não tem mais obra. Então esse é nosso gargalo hoje. São emendas de saúde, reformas de unidades, aparelho de ultrassom, de mamografia”, detalha ela.
Janaina assevera que o governo tem dinheiro em caixa e precisa dar agilidade à liberação.
“A gente vai pressionar bastante o Gallo porque a gente entendia quando não tinha dinheiro. A Assembleia tinha paciência, cooperou quando não tinha dinheiro. Todo mundo ficou sem emenda parlamentar. Agora o Estado está indo bem, cheio de investimento (...) Então porque não paga as emendas parlamentares que é tão pequeno perto do volume de recursos que o Estado possui”, argumenta.
Gallo participou nets quarta-feira de reunião no Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa e as discussões se prolongaram por toda a manhã a ponto de a sessão ordinária ser cancelada.